Dieta cetogênica, o que é, como funciona e alimentos recomendados
A dieta cetôgenica é uma dieta de baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura. Ela é especialmente útil para perder o excesso de gordura corporal, reduzir a fome e melhorar o diabetes tipo 2 ou a síndrome metabólica. Por esse motivo, vem sendo receitada por um número crescente de médicos e profissionais de saúde.
Trata-se de moderar o consumo de proteína e reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos, substituindo-os por gordura, fazendo com o que o seu organismo entre em um estado metabólico chamado cetose.
Quando isso acontece, seu corpo se torna incrivelmente eficiente na queima de gordura para obter energia. Ele também transforma a gordura em cetonas no fígado, que podem fornecer energia para o cérebro. As dietas cetogênicas podem também causar reduções significativas nos níveis de açúcar no sangue e de insulina.
É importante cortar a maior parte dos carboidratos que são fáceis de digerir, como açúcar, refrigerante, doces e pão branco.
Uma dieta que possui desafios, e o principal deles é encontrar um cardápio agradável para o dia a dia. A lista dos alimentos liberados na dieta cetogênica não é muito extensa.
Veja a seguir os principais alimentos liberados na dieta cetogênica:
- Peixes e frutos do mar
- Vegetais (Aspargos, abacate, brócolis, repolho, couve-flor, pepino, vagem, berinjela, couve, alface, pimentão (especialmente verde), espinafre, tomates e abobrinha)
- Queijos
- Abacate
- Carnes e Frango
- Ovos
- Óleo de coco
- Iogurte natural
- Azeite de oliva
- Sementes e oleaginosas
- Frutas vermelhas
- Manteiga
- Azeitona
- Café e chá sem açúcar