Dieta Paleolítica
O que é a dieta paleolítica?
A dieta paleolítica é um plano alimentar baseado em alimentos semelhantes aos que poderiam ter sido ingeridos durante o Paleolítico, aproximadamente 2,5 milhões a 10.000 anos atrás.
Outros nomes para uma dieta paleolítica incluem dieta paleo, dieta da Idade da Pedra, dieta do caçador-coletor e dieta do homem das cavernas.
O objetivo de uma dieta paleo é retornar a uma forma de alimentação mais parecida com a que os primeiros humanos comiam. O raciocínio da dieta é que o corpo humano é geneticamente incompatível com a dieta moderna que surgiu com as práticas agrícolas.
A agricultura mudou o que as pessoas comiam e estabeleceu laticínios, grãos e legumes como alimentos básicos na dieta humana. Essa mudança relativamente tardia e rápida na dieta, de acordo com a hipótese, ultrapassou a capacidade de adaptação do corpo. Acredita-se que essa incompatibilidade seja um fator que contribui para a prevalência de obesidade, diabetes e doenças cardíacas hoje.
Por que você deve seguir uma dieta paleo?
- Quer perder peso ou manter um peso saudável
- Quer ajuda para planejar refeições
As recomendações variam entre as dietas paleo comerciais e alguns planos de dieta têm diretrizes mais rígidas do que outros. Em geral, as dietas paleo seguem essas diretrizes.
O que comer:
- Frutas
- Vegetais
- Nozes e sementes
- Carnes magras, especialmente animais alimentados com capim ou caça selvagem
- Peixes, especialmente aqueles ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, cavala e atum voador
- Óleos de frutas e nozes, como azeite ou óleo de noz
O que evitar:
- Grãos, como trigo, aveia e cevada
- Legumes, como feijão, lentilha, amendoim e ervilha
- Lacticínios
- Açúcar refinado
- Sal
- Batatas
- Alimentos altamente processados em geral
Menu de um dia típico de uma dieta paleo:
Café da manhã: Salmão grelhado e melão.
Almoço: Lombo de porco magro grelhado e salada (alface, cenoura, pepino, tomate, nozes e molho de suco de limão).
Jantar: Lombo de vaca magro assado, brócolis cozido no vapor, salada (verduras, tomates, abacate, cebola, amêndoas e molho de suco de limão) e morangos para a sobremesa.
Lanches: Uma laranja, cenoura ou aipo.
A dieta também enfatiza a ingestão de água e a prática de atividades físicas todos os dias.
Vários ensaios clínicos randomizado compararam a dieta paleo a outros planos alimentares, como a Dieta Mediterrânea ou a Dieta do Diabetes. No geral, esses estudos sugerem que uma dieta paleo pode fornecer alguns benefícios quando comparada com dietas de frutas, vegetais, carnes magras, grãos inteiros, legumes e laticínios com baixo teor de gordura. Esses benefícios podem incluir:
- Mais perda de peso
- Melhor tolerância à glicose
- Melhor controle da pressão arterial
- Triglicerídeos mais baixos
- Melhor gestão do apetite
No entanto, estudos mais longos com grandes grupos de pessoas designadas aleatoriamente a diferentes dietas são necessários para compreender os benefícios gerais para a saúde a longo prazo e os possíveis riscos de uma dieta paleo.