Jejum intermitente
O que é jejum intermitente?
O jejum intermitente é um padrão alimentar que oscila entre os períodos de jejum e de alimentação. Ele não especifica quais alimentos você deve comer, mas sim quando você deve comê-los.
A este respeito, não é uma dieta no sentido convencional, mas mais precisamente descrita como um padrão alimentar.
Os métodos comuns de jejum intermitente envolvem jejum diário de 16 horas ou jejum de 24 horas, duas vezes por semana.
O jejum tem sido uma prática em toda a evolução humana. Caçadores-coletores antigos não tinham supermercados, refrigeradores ou comida disponível o ano todo. Às vezes eles não conseguiam encontrar nada para comer.
Como resultado, os seres humanos evoluíram para poder funcionar sem comida por longos períodos de tempo.
De fato, jejuar de vez em quando é mais natural do que comer 3 a 4 (ou mais) refeições por dia.
O jejum também é freqüentemente feito por razões religiosas ou espirituais, inclusive no islamismo, cristianismo, judaísmo e budismo.
Métodos de Jejum Intermitente
Existem várias maneiras diferentes de fazer o jejum intermitente – todas as quais envolvem dividir o dia ou a semana em períodos de alimentação e jejum.
Durante os períodos de jejum, você come muito pouco ou nada.
Estes são os métodos mais populares:
O método 16/8: também chamado de protocolo Leangains, envolve pular o café da manhã e restringir seu período de alimentação diária a 8 horas, como de 1 a 9 da noite. Depois, você jejua por 16 horas.
Eat-Stop-Eat: Envolve o jejum de 24 horas, uma ou duas vezes por semana, por exemplo, por não comer do jantar um dia até o jantar do dia seguinte.
A dieta 5: 2: Com esses métodos , você consome apenas 500-600 calorias em dois dias não consecutivos da semana, mas come normalmente os outros 5 dias.
Ao reduzir sua ingestão de calorias, todos esses métodos devem causar perda de peso, desde que você não compense por comer muito mais durante os períodos de alimentação.
Muitas pessoas acham que o método 16/8 é o mais simples, mais sustentável e mais fácil de se manter. É também o mais popular.
Benefícios para a saúde
Muitos estudos foram feitos em jejum intermitente, tanto em animais quanto em humanos. Estes estudos mostraram que pode ter benefícios poderosos para o controle de peso e a saúde do seu corpo e do cérebro. Pode até ajudá-lo a viver mais.
Aqui estão os principais benefícios para a saúde do jejum intermitente:
Perda de peso: Como mencionado acima, o jejum intermitente pode ajudá-lo a perder peso e gordura da barriga, sem ter que restringir conscientemente as calorias.
Resistência à insulina: O jejum intermitente pode reduzir a resistência à insulina , reduzir o açúcar no sangue em 3-6% e os níveis de insulina em jejum em 20-31%, o que deve proteger contra o diabetes tipo 2.
Inflamação: Alguns estudos mostram reduções nos marcadores de inflamação, um fator-chave de muitas doenças crônicas.
Saúde do coração: O jejum intermitente pode reduzir o colesterol LDL “ruim”, triglicérides no sangue, marcadores inflamatórios, açúcar no sangue e resistência à insulina – todos os fatores de risco para doenças cardíacas.
Câncer: Estudos em animais sugerem que o jejum intermitente pode prevenir o câncer.
Saúde do cérebro: O jejum intermitente aumenta o hormônio cerebral BDNF e pode ajudar no crescimento de novas células nervosas. Pode também proteger contra a doença de Alzheimer.
Antienvelhecimento: O jejum intermitente pode prolongar a vida útil em ratos. Estudos mostraram que ratos em jejum viveram 36-83% mais tempo.
Tenha em mente que a pesquisa ainda está em seus estágios iniciais. Muitos dos estudos eram pequenos, de curta duração ou conduzidos em animais. Muitas questões ainda precisam ser respondidas em estudos humanos de maior qualidade.